Iluminismo: Pensadores, características e exercícios

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O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, e pregava maior liberdade econômica e política.

O Iluminismo era apoiado pela burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como:

- Mercantilismo (intervenção na economia).

- Absolutismo monárquico (proteção a nobreza).

- Poder da igreja (verdades revelada pela fé).

Com base nos três aspectos acima, podemos dizer que o Iluminismo defendia:

- A liberdade econômica, ou seja, sem a intervenção do estado na economia.

- O avanço da ciência e da razão. Antropocentrismo.

- O predomínio da burguesia e seus ideais.

Alguns pensadores ficaram famosos por suas obras e idéias. Veja abaixo alguns desses pensadores iluministas.

John Locke

Locke é considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi Ensaio sobre o entendimento humano , aonde defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma idéia.

Condenou o absolutismo e defendeu a liberdade dos cidadãos.



Voltaire

François Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas críticas ao clero católico, à intolerância religiosa e à prepotência dos poderosos.

Montesquieu

Charles de Secondat Montesquieu na obra O espírito das leis defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Entretanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Suas simpatias políticas inclinavam-se para uma monarquia moderada.



Rousseau

Jean-Jacques Rousseau é autor da obra O contrato social, na qual afirma que o soberano deveria conduzir o Estado de acordo com a vontade do povo. Somente um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos.

Rousseau se destacou também como defensor da pequena burguesia.

Quesnay

François Quesnay foi o principal representante da fisiocracia. Os fisiocratas pregavam um capitalismo agrário sem a intervenção do Estado.



Adam Smith

Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de idéias denominados liberalismo econômico, o qual é composto pelo seguinte:

- o Estado é verdadeiramente poderoso se for rico;

- para enriquecer, o Estado precisa expandir as atividades econômicas capitalistas;

- para expandir as atividades capitalistas, o Estado precisa dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.

A principal obra de Smith foi A riqueza das nações, na qual ele defende que a economia deveria ser dirigida pelo livre jogo da oferta e da procura.



Exercício 1: (UFMS 2010)

“Classificar, delinear, dividir, sistematizar, criar um mapa mundi do saber. Esta era a ideia dos iluministas Diderot e D’Alambert: ordenar o mundo em categorias em uma enciclopédia com 17 volumes de texto. O projeto enciclopedista talvez seja a influência mais visível do iluminismo em nosso cotidiano. A escola, a divisão do conhecimento em disciplinas específicas, os livros didáticos, os telejornais revelam claramente essa busca classificatória. A Enciclopédia iniciava com um quadro esquemático do conhecimento humano, uma permanência que perpassa desde organogramas de empresas até as classificações da biologia.”

(DARNTON, Robert – O Grande Massacre de Gatos. RJ: Graal, 1986, p. 272-273)

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s) a respeito do Iluminismo.

1)

O impulso renovador das idéias iluministas provocou, na Europa, um grande interesse pelos problemas da vida em sociedade, possibilitando o surgimento de novas ideias e de teorias econômicas.

2)

Em seu conjunto, os iluministas sustentavam a tese de que só um Estado ditatorial, controlado pela classe trabalhadora, seria capaz de eliminar a resistência burguesa e abolir as desigualdades entre as classes sociais.

4)

O espírito renovador, presente no Iluminismo, conduziu a um profundo estudo das ciências, campo onde ocorreu um grande avanço.

8)

Originado na Inglaterra, difundido pela França, o Iluminismo pregava a razão, a liberdade do espírito, a livre crítica e a tolerância religiosa, contrapondo-se, assim, ao peso da tradição, do dogmatismo religioso e filosófico e ao absolutismo monárquico.

16)

O Iluminismo, em seu conjunto, fazia uma incisiva crítica ao mundo civilizado e propunha um retorno às formas de vida da sociedade primitiva.

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Exercício 2: (UFF 2010)

O escritor e filósofo francês Voltaire, que viveu no século XVIII, é considerado um dos grandes pensadores do Iluminismo ou Século das Luzes. Ele afirma o seguinte sobre a importância de manter acesa a chama da razão:

“Vejo que hoje, neste século que é a aurora da razão, ainda renascem algumas cabeças da hidra do fanatismo. Parece que seu veneno é menos mortífero e que suas goelas são menos devoradoras. Mas o monstro ainda subsiste e todo aquele que buscar a verdade arriscar-se-á a ser perseguido. Deve-se permanecer ocioso nas trevas? Ou deve-se acender um archote onde a inveja e a calúnia reacenderão suas tochas? No que me tange, acredito que a verdade não deve mais se esconder diante dos monstros e que não devemos abster-nos do alimento com medo de sermos envenenados”.

Identifique a opção que melhor expressa esse pensamento de Voltaire.

A)

Aquele que se pauta pela razão e pela verdade não é um sábio, pois corre um risco desnecessário.

B)

A razão é impotente diante do fanatismo, pois esse sempre se impõe sobre os seres humanos.

C)

Aquele que se orienta pela razão e pela verdade deve munir-se da coragem para enfrentar o obscurantismo e o fanatismo.

D)

O fanatismo e o obscurantismo são coisas do passado e por isso a razão não precisa mais estar alerta.

E)

A razão envenena o espírito humano com o fanatismo.

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Exercício 3: (UFPR 2010)

A respeito do iluminismo, movimento filosófico que se difundiu pela Europa ao longo do século XVIII, considere as seguintes afirmativas:

1. Muitos filósofos franceses, entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram leitores, admiradores e divulgadores da filosofia política produzida pelos ingleses, como John Locke com sua crítica ao absolutismo.

2. Quanto à organização do Estado, os filósofos iluministas não eram contra a monarquia, mas contra as ideias de que o poder monárquico fora constituído pelo direito divino e de que ele não poderia ser submetido a nenhum freio.

3. A descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos marcaram as expressões artísticas durante o iluminismo.

4. Em Portugal, o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas marítimas.

Assinale a alternativa correta.

A)

Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

B)

Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

C)

Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

D)

Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

E)

Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

GABARITO

1) 1, 4 e 8

2) C

3) b

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Exercício 1:


• Analise as afirmações abaixo sobre o Iluminismo e assinale a única

alternativa incorreta.

• a) Muitas das idéias propostas pelos filósofos iluministas são, hoje,

elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.

• b) O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase conferida à

razão, entendida como inerente à condição humana.

• c) Diversos pensadores iluministas conferiram uma importância

central à educação enquanto instrumento promotor da civilização.

• d) A filosofia iluminista proclamou a liberdade como direito

incontestável de todo ser humano.

• e) O Iluminismo constituiu-se importante instrumento político das

monarquias absolutas.

• Alternativa E

Exercício 2:


• Responder à questão com base nas afirmativas sobre o Iluminismo, uma revolução

intelectual que se efetivou na Europa, no século XVIII.

• I. As idéias iluministas surgiram como resposta a problemas concretos enfrentados

pela burguesia, como, por exemplo, a intervenção do Estado na economia, que

impunha limites à expansão dos negócios empreendidos por essa camada social.

• II. As bases do pensamento iluminista - o racionalismo, o liberalismo e o

desenvolvimento do pensamento científico - foram estabelecidas a partir das idéias de

pensadores do século XVII, como René Descartes, John Locke e Isaac Newton.

• III. Os iluministas, em suas obras, criticavam os resquícios feudais, como a servidão,

assim como o regime absolutista e o mercantilismo, que limitavam o direito à

propriedade.

• IV. A filosofia iluminista incentivava a influência da Igreja Católica sobre a sociedade,

principalmente no âmbito da educação e da cultura, o que resultou no aumento do

poder político da Igreja, pela emergência da teoria do direito divino.

• Estão corretas apenas:

• a) I e II.

• b) I e IV.

• c) III e IV.

• d) I, II e III.

• e) II, III e IV.

Prof. Fábio Aulas 18 e 19

• Alternativa D

• A proposição é falsa, pois o Iluminismo combatia

a influência da Igreja nos assuntos políticos e

educacionais.

Exercício 3:


• Igualdade social, liberdade de pensamento, ação e soberania popular
são manifestações do Iluminismo, que basicamente se caracterizou

como:

• a) Um movimento de retorno aos valores místicos e transcendentes,

anteriores ao Renascimento.

• b) Uma substituição da religião, da tradição e da ordem absolutista,

pelo pensamento racional em prol dos liberalismos político e

econômico.

• c) Uma utopia social fundada na ideologia cristã, base das correntes

humanistas do Ocidente.

• d) Uma reação contrária à sistematização do saber e à soberania

popular.

• e) Um movimento artístico com ênfase na expressão livre da vontade

criadora dos artistas.

• Alternativa B

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• Exercício 4:

• O Despotismo Esclarecido marcou a atuação de alguns monarcas europeus

no século XVIII, promovendo o progresso de seus povos. A fórmula política

associava:

• a) feudalismo – filosofia iluminista.

• b) absolutismo real – filosofia iluminista.

• c) absolutismo real – democracia.

• d) democracia – socialismo.

• e) absolutismo real – feudalismo.

• Alternativa B

• O Despotismo Esclarecido foi o resultado da tentativa de alguns reis europeus de

combinar o absolutismo com práticas Iluministas.



• O Iluminismo converteu-se em um instrumento de combate às monarquias absolutas.
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